O presidente Jair Bolsonaro quer aumentar sua influência sobre a Petrobras e evitar novos aumentos de preço dos combustíveis.
O presidente Jair Bolsonaro quer aumentar sua influência sobre a Petrobras e evitar novos aumentos de preço dos combustíveis.| Foto: Isac Nóbrega/PR

Governo e Congresso articulam uma mudança na Lei das Estatais. A ideia de mexer na legislação surgiu no momento em que o presidente Jair Bolsonaro busca aumentar sua influência sobre a Petrobras, de forma a impedir novos aumentos de preço dos combustíveis – o que até agora ele não conseguiu, mesmo tendo demitido três presidentes da empresa e um ministro.

A Lei das Estatais (13.303/2016) foi aprovada há seis anos, em meio às revelações da Operação Lava Jato, e buscava melhorar a governança e blindar essas empresas contra indicações e interferências político-partidárias. Entre outras coisas, a legislação impõe uma série de requisitos – de experiência no setor, por exemplo – para que alguém possa assumir o comando de uma estatal. E impede que pessoas com atuação política recente possam assumir essas empresas.

O que você acha da ideia de mudar a Lei das Estatais para reduzir essas exigências? Dê sua opinião: