crescimento serviços
Serviços devem ser a alavanca do crescimento da economia no segundo semestre, aponta o Ministério da Economia| Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia manteve as projeções de crescimento da economia brasileira para 2021. Neste ano, a expectativa é de que o PIB avance 5,3%, puxado pelo setor de serviços e pelo avanço da vacinação. O relatório da secretaria, divulgado na manhã desta quinta (16), aponta que a flexibilização das restrições sanitárias vai beneficiar o segmento de serviços, alguns dos quais ainda não retomaram o nível pré-pandemia.

A partir de 2022, a projeção de crescimento é de 2,5%. “Esperam-se efeitos positivos das reformas pró-mercado e do processo de consolidação fiscal”, aponta o documento.

As previsões vão na contramão do mercado. O relatório Focus, do BC, está sinalizando para uma queda nas expectativas de crescimento tanto neste, quanto no próximo ano. Nas últimas cinco semanas, o ponto médio (mediana) das projeções para a expansão do PIB passou de 5,3% para 5,04%. E a projeção para 2022 sinaliza para um crescimento de 1,72%.

Já, as projeções para a inflação foram aumentadas. A expectativa para o IPCA neste ano aumentou de 5,9% para 7,9% e, para 2022, de 3,5% para 3,75%. “A partir de 2023, a projeção converge para a meta: 3,25% em 2023 e 3% de 2024 em diante”, cita o relatório.