Segundo o Ministério da Economia, serão negociados 23 imóveis, entre apartamentos, terrenos, um prédio e uma casa, localizados em 11 estados do país.
Segundo o Ministério da Economia, serão negociados 23 imóveis, entre apartamentos, terrenos, um prédio e uma casa, localizados em 11 estados do país.| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

O Ministério da Economia informou nesta terça-feira (3) que colocou à venda diversos imóveis da União avaliados em R$ 75,3 milhões. De acordo com a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, serão negociados 23 imóveis, entre apartamentos, terrenos, um prédio e uma casa, localizados em 11 estados do país. Os interessados devem enviar as ofertas eletronicamente, por meio do portal VendasGov. Segundo o governo, dos 23 ativos, 11 já receberam Proposta de Aquisição de Imóveis (PAI), mecanismo que permite que pessoas físicas ou jurídicas apresentem ofertas de compra para adquirir qualquer imóvel da União.

“Para esses casos, há uma vantagem. As pessoas físicas ou jurídicas que enviaram proposta por meio da PAI, contrataram a avaliação e homologaram o laudo na SPU têm o direito à preferência na aquisição do imóvel. Durante o andamento das sessões públicas, caso não ganhem a concorrência pública pela maior oferta, elas podem arrematar o imóvel pelo mesmo valor do maior lance oferecido por um terceiro. Se preferirem não exercer esse direito, além da devolução da caução, os interessados serão reembolsados dos custos de avaliação diretamente pelo ganhador da licitação”, diz nota publicada pelo ministério.

Outros doze imóveis que ainda não receberam proposta de aquisição também podem ser arrematados. Os editais, fotos dos imóveis e outros detalhes do processo podem ser obtidos no portal: https://imoveis.economia.gov.br/