Antena de telefonia móvel
Consulta pública sobre 5G fica aberta até 31 de julho.| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações inicia nesta terça-feira (2) uma consulta pública sobre redes 5G. Com a atividade, o governo federal quer colher subsídios para o documento-base da Estratégia Brasileira para Redes de Quinta Geração, a ser finalizado antes do leilão das frequências, previsto para março de 2020.

Segundo o Ministério, a consulta fará um diagnóstico de potencialidades e desafios e um mapeamento das oportunidades propiciadas pelo 5G. Além de permitir que mais dispositivos acessem a internet móvel ao mesmo tempo, o 5G promove mais velocidade, maior capacidade de banda e conectividade entre dispositivos, viabilizando a aplicação em cidades inteligentes, automações e conexão máquina-a-máquina, que compõe grande parte da chamada Internet das Coisas (IoT).

Dividida em cinco eixos temáticos (radiofrequência, outorga e licenciamento; pesquisa, desenvolvimento e inovação; segurança no ambiente 5G e aplicações), a consulta poderá ser respondida pelos interessados até o dia 31 de julho no site do Ministério.