Expedição Agricultura Familiar em Dores do Rio Preto, Foto:Rogério Machado/Gazeta do Povo 24/10/2019
Governo regulamentou o CPR Verde.| Foto: Rogério Machado/Arquivo/Gazeta do Povo.

O presidente Jair Bolsonaro editou nesta sexta-feira (1º) um decreto para regulamentar a Cédula de Produto Rural (CPR) Verde, que pretende estimular financeiramente os agricultores a preservarem o meio ambiente. De acordo com o Ministério da Economia, a CPR Verde é uma nova alternativa de mercado para as empresas interessadas em compensar voluntariamente a emissão de gases de efeito estufa.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, em 2020, o governo já havia alterado diversos dispositivos da Cédula de Produto Rural. O decreto lista os produtos que podem servir de lastro para emissão das CPRs Verdes. O governo afirma que a iniciativa "confere a segurança jurídica necessária para o desenvolvimento de instrumentos financeiros que incentivem a conservação ou regeneração da vegetação nativa, remunerando adequadamente o produtor rural que contribuiu para o alcance deste objetivo".

O Ministério da Economia estima que o mercado potencial pode movimentar R$ 30 bilhões, em quatro anos, levando-se em conta a certificação de créditos de carbono das florestas brasileiras. Com informações da Agência Brasil.