Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Camelódromo virtual"

Governo prepara regra para conter importação online ilegal

Fachada do Ministério da economia na Esplanada dos Ministérios. (Foto: Edu Andrade/Ascom/ME)

Ouça este conteúdo

O secretário Especial da Receita Federal do Ministério da Economia, Julio Cesar Vieira Gomes, afirmou nesta quarta-feira (23) que o governo prepara regras para conter o que chamou de "camelódromo virtual". A declaração foi feita durante um evento da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo.

A Receita Federal avalia que mercadorias entram no país por meio do comércio eletrônico sem pagar impostos devido a falsas informações fornecidas pelos vendedores. Pessoas físicas podem comprar produtos de outras pessoas físicas produtos no exterior sem pagar impostos se o valor for abaixo de US$ 50 (R$ 242).

Com isso, empresas no exterior estariam burlando a fiscalização. O ministro da Economia, Paulo Guedes, teria solicitado urgência máxima na preparação da medida provisória, informou o Poder360. Um grupo de empresários apresentou à presidência da República e a senadores uma demanda sobre o tema.

Os empresários fizeram uma apresentação para as autoridades com o nome de "Contrabando Digital", em que citam as empresas AliExpress, Wish, Shein, Shopee e Mercado Livre. A comitiva apresentou denúncias contra plataformas de fora do país que trazem produtos vindos da China para pessoas físicas no Brasil, prática conhecida como "cross border".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.