O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI).
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI).| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), afirmou nesta quinta-feira (21) que o governo pretende pagar o auxílio para caminhoneiros a partir de 5 de agosto. Nesta quarta (20), o Ministério da Cidadania publicou a portaria que regulamenta o Auxílio Brasil de R$ 600. Apesar de o benefício seguir o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês, o governo espera pagar as novas parcelas a partir do próximo dia 9.

"Eu acredito que a gente possa pagar o auxílio dos caminhoneiros até antes do Auxílio Brasil… É questão de poucos dias, podemos trabalhar com o dia 5 [para os] caminhoneiros e dia 9 para o Auxílio Brasil. Não está fechado. É uma perspectiva, é uma data que estamos trabalhando", disse o ministro em entrevista ao SBT News.

Nogueira afirmou que o pagamento do benefício destinado a taxistas dependerá de uma parceria entre o governo federal e as prefeituras. Segundo o ministro, a expectativa é que os taxistas recebam os valores até o final de agosto. "Taxista é um pouco mais complicado porque nós não sabemos nem quantos existem no Brasil, não existe esse cadastro. Os caminhoneiros têm cadastro da ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres]", ressaltou.