Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Taxas de bancos públicos

Governo propõe estratégia para reduzir juros ao consumidor e a empresas

Segundo o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, o BC anunciará mudanças na taxa do cheque especial (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, anunciou uma estratégia na tentativa de reduzir os juros cobrados de consumidores e de empresas, segundo informações do jornal O Globo. O primeiro passo, de acordo com o parlamentar, será a redução nas taxas do cheque especial, o que deve ser anunciado pelo Banco Central nos próximos dias.

A mudança deve atingir o Banco do Brasil, que seguirá o mesmo caminho tomado pela Caixa na terça-feira (11), quando reduziu em 50% a taxa de juros da modalidade. Depois disso, a estratégia do governo envolverá o corte das taxas do rotativo do cartão de crédito.

Segundo Bezerra, há orientação clara do governo para que os bancos públicos reduzam a cobrança, numa medida para que os juros cobrados dos consumidores se alinhem à taxa básica (Selic), que está em 5%, patamar mais baixo da história. “A iniciativa será acompanhada por outras instituições financeiras, que já sentem os sinais de recuperação da economia”, afirmou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.