Segundo o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, o BC anunciará mudanças na taxa do cheque especial
Segundo o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, o BC anunciará mudanças na taxa do cheque especial| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, anunciou uma estratégia na tentativa de reduzir os juros cobrados de consumidores e de empresas, segundo informações do jornal O Globo. O primeiro passo, de acordo com o parlamentar, será a redução nas taxas do cheque especial, o que deve ser anunciado pelo Banco Central nos próximos dias.

A mudança deve atingir o Banco do Brasil, que seguirá o mesmo caminho tomado pela Caixa na terça-feira (11), quando reduziu em 50% a taxa de juros da modalidade. Depois disso, a estratégia do governo envolverá o corte das taxas do rotativo do cartão de crédito.

Segundo Bezerra, há orientação clara do governo para que os bancos públicos reduzam a cobrança, numa medida para que os juros cobrados dos consumidores se alinhem à taxa básica (Selic), que está em 5%, patamar mais baixo da história. “A iniciativa será acompanhada por outras instituições financeiras, que já sentem os sinais de recuperação da economia”, afirmou.