Já está em execução o programa de investimentos da Copel para 2018, que deve absorver R$ 2,9 bilhões, conforme o planejamento aprovado pelo Conselho de Administração da empresa e comunicado ao mercado em dezembro do ano passado. Entre as obras previstas, destaca-se o fortalecimento dos sistemas de transmissão e distribuição no Estado do Paraná, com a construção de 16 novas subestações. Curitiba, 30/01/18. Foto: Daniela Catisti/ Copel
Linha de transmissão de energia| Foto: Daniela Catisti/Copel

O governo tem a expectativa de restabelecer o fornecimento de energia em 70% do Amapá ao longo nesta quinta-feira (5). No entanto, a retomada do atendimento em todo o estado deverá levar mais tempo, segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Um incêndio na subestação Macapá ocorrido na noite da última terça (3) levou ao desligamento automático da linha de transmissão Laranjal/Macapá e das usinas hidrelétricas de Coaracy Nunes e Ferreira Gomes. Ao todo, 14 dos 16 municípios do estado ficaram sem energia. "Temos perspectiva de reparo de um dos transformadores ainda no dia de hoje. Se for bem sucedido, isso restabelecerá de 60% a 70% da carga do Amapá", disse o ministro, que está no Estado para monitorar as ações.

Na manhã desta quinta, a Casa Civil realizou uma reunião emergencial com diversos ministérios para adoção de medidas para mitigar as consequências do apagão. De acordo com Albuquerque, a ideia é coordenar medidas logísticas e unir esforços para restabelecer o atendimento.