Inaugurado em 1929, o prédio histórico está localizado na Praça Mauá, no centro da capital fluminense, e foi o primeiro grande edifício da América Latina.
Inaugurado em 1929, o prédio histórico está localizado na Praça Mauá, no centro da capital fluminense, e foi o primeiro grande edifício da América Latina.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governo federal irá colocar à venda o icônico edifício A Noite, localizado no Rio de Janeiro, e considerado o primeiro arranha-céu da América Latina. O edital com os detalhes foi publicado pela Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU) nesta quinta-feira (19). A concorrência pública eletrônica para a venda do prédio deve acontecer no dia 14 de julho de 2022. O imóvel está avaliado em R$ 38,5 milhões. Todo o processo de venda será realizado online pelo portal imoveis.economia.gov.br. A sessão pública será realizada às 10h. As propostas podem ser apresentadas até às 9h59.

Inaugurado em 1929, o prédio histórico está localizado na Praça Mauá, no centro da capital fluminense, e foi o primeiro grande edifício da América Latina. O título de “A Noite” é uma referência ao antigo jornal homônimo que ficou sediado no local até 1957. O imóvel também abrigou a pioneira Rádio Nacional, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e alguns consulados. Segundo informações do Ministério da Economia, atualmente o prédio está sem uso pela União e tem um custo anual de mais de R$ 2 milhões, valor utilizado com a manutenção dos elevadores, segurança, brigadistas e taxas de concessionárias. O prédio passou a ser propriedade da União em 1940 em razão de dívidas da antiga proprietária, a Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande.

O edifício em estilo art déco possui 102 metros de altura e 22 andares, com área construída de 29.377,82 m², e área de terreno de 1.183,00 m². Ele foi erguido quando os edifícios do Rio de Janeiro tinham no máximo seis andares, o que fez dele o principal mirante da cidade na época. Participaram do desenvolvimento do projeto o arquiteto francês Joseph Gire, também criador do Hotel Copacabana Palace, e o brasileiro Elisário Bahiana. Em 2013, o edifício teve seu tombamento aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), compreendendo a fachada e elementos arquitetônicos, como a escadaria em caracol.

Segundo o governo, a empresa vencedora terá a obrigação de revitalizar toda a parte tombada de prédio. “A alienação do imóvel busca a eficiência na gestão dos ativos do Governo Federal, gerando investimento e contribuindo para o desenvolvimento da região portuária da cidade do Rio de Janeiro”, avaliou a secretária de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, Fabiana Rodopoulos.