O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a legislação tributária do Brasil é um manicômio.
O ministro da Economia, Paulo Guedes| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita que o Congresso aprove ainda este ano as reformas administrativa e tributária. O chefe da equipe econômica também prevê uma alta de 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021.

Guedes acredita que a reforma administrativa será apoiada pelo Congresso e prevê o mesmo para a tributária. "Estamos andando nessa direção, acredito que a reforma tributária atravessará no mesmo sentido ainda este ano", disse Guedes nesta quarta-feira (1º) no lançamento da agenda legislativa da Frente Parlamentar Mista pelo Brasil Competitivo.

O ministro também fez afagos à base do governo no Parlamento. "É um Congresso reformista, temos lideranças que dão o apoio parlamentar que precisávamos. Quando chegamos aqui, não tínhamos apoio parlamentar estrutural, de uma coalizão política de centro-direita", destacou Guedes.

"Agora, temos uma coalizão orgânica de um lado, as emendas impositivas, de outro lado, a ação parlamentar para aprovar as reformas", complementou o ministro da Economia. A fala dele vem após criticar na última semana o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), sobre ter colocado em segundo plano a aprovação das reformas. O ministro foi criticado por senadores.

O ministro também disse que a economia brasileira voltou em "V" após a queda registrada em 2020 e credita que o país voltará a crescer vertiginosamente pelo apoio do Congresso às reformas e programas do governo. "Os empresários reagiram com seus negócios e este ano vamos crescer 5,3%, 5,4%, e podemos crescer bastante o ano que vem", avaliou.