O ministro da Economia, Paulo Guedes.
O ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou o resultado da arrecadação federal de 2020. Ele disse que a queda foi "relativamente branda", o que é um "resultado excelente" diante da crise enfrentada no ano passado por causa da Covid-19. Segundo dados da Receita Federal, a arrecadação de impostos, contribuições e demais receitas federais em 2020 foi de R$ 1,479 trilhão, valor 6,91% menor do que o registrado em 2019 em valores reais (descontada a inflação). Foi o pior resultado para um ano desde 2010. Os valores nominais a queda foi de 3,75%.

"A queda de arrecadação foi bem abaixo do que estava previsto no início do ano pelos economistas. Todo mundo previa resultados muito piores do que vieram. Uma queda de 3,75% [nominal] no ano que enfrentamos o pior desafio da economia brasileira, isso é um resultado excelente, dada a situação", afirmou o ministro nesta segunda-feira (25), numa fala inicial durante a coletiva da Receita Federal para explicar os dados da arrecadação em 2020.

O ministro também disse que o resultado mostra o vigor da recuperação da economia a partir dos terceiro e quatro trimestres de 2020. "Dado ao colapso em maio, em que a arrecadação caiu 30%, você terminar o ano com pouco mais de 3% [de queda], mostra vigor da recuperação da economia", enfatizou. "No inicio do ano, a previsão era que houvesse uma queda do PIB de 10% e um colapso da arrecadação", lembrou.