Guedes afirmou que falta uma sincronização da inflação do teto com a inflação dos gastos públicos e que sincronizar as despesas ao teto parece razoável.
Guedes afirmou que falta uma sincronização da inflação do teto com a inflação dos gastos públicos e que sincronizar as despesas ao teto parece razoável.| Foto: Isac Nobrega/Presidência da República

O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que a mudança no teto de gastos prevista na PEC dos Precatórios foi “certamente oportunista” do ponto de vista político, mas “tecnicamente defensável”. A declaração aconteceu na quarta-feira (17), durante evento virtual promovido pelo Bradesco BBI. “(Mudar a regra do teto) foi certamente oportunista, do ponto de vista político, mas é razoável”, afirmou Guedes na apresentação em inglês. “Tecnicamente é defensável, porque falta uma sincronização da inflação do teto com a inflação dos gastos públicos, de janeiro para janeiro. Sincronizar as despesas ao teto parece razoável” disse o ministro. Ele afirmou também que a mudança não foi ideia do ministério da Economia e que “brigou” até o fim pela preservação do teto.