Imagem ilustrativa mostra uma fila de pessoas em busca de emprego com carteira assinada.
Fila de trabalhadores no teatro municipal de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, para se candidatar a uma vaga de emprego na rede Muffato.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (13) que o ritmo de criação de empregos formais no país está tão forte que talvez seja difícil mantê-lo nos próximos meses. A fala aconteceu durante o 39º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex). Segundo dados do Caged, foram criadas 131 mil vagas formais em julho, mês que encerrou o ciclo negativo de quatro meses de demissões. Em agosto, foram mais 294,4 mil postos de trabalho. E em setembro, 313 mil empregos com carteira assinada, o melhor mês do ano.

Mesmo com a possível diminuição do ritmo de contratações, Guedes reforçou que o país saiu da recessão e está retomando em "V" (forte recuperação). Dados do Banco Central divulgados nesta sexta-feira (13) confirmam a fala do ministro. O Índice de Atividade (IBC-Br) - considerado "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB) - registrou alta de 9,47% no terceiro trimestre de 2020, número que se confirmado pelo IBGE marcará a saída do país da recessão técnica.