guedes - alimentos
O ministro da Economia, Paulo Guedes. lamentou a repercussão após defesa à distribuição de alimentos desperdiçados a programas sociais| Foto: Washington Costa/Ascom/ME

O ministro da Economia, Paulo Guedes, lamentou a repercussão após sua fala em defesa ao direcionamento de alimentos desperdiçados a programas sociais. Pelo Twitter do Ministério da Economia, atribuiu as críticas à polarização política.

Para Guedes, há "muito desconhecimento quanto a um conceito básico de segurança alimentar". "Apenas em um contexto de total polarização política, expressar ideias de combate ao desperdício e auxílio aos mais necessitados seja motivo de ironia na imprensa e entre políticos", criticou.

O ministro disse que políticos deveriam discutir, "de forma propositiva", saídas para "este momento triste da história mundial". "Num momento em que o mundo passa por obstáculo sanitário, seria a hora das pessoas se unirem para encontrar soluções sustentáveis, produtivas e humanas", declarou Guedes.

A fala de Guedes, segundo o ministro, foi tirada de contexto. Disse que sua declaração, feita em um evento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), não se referia aos restos de comida no prato, mas, sim, à 'sobra limpa'. "As panelas de alimentos preparados e não consumidas de arroz, feijão, frango, por exemplo, que, em condições de higiene, temperatura e condicionamento, possam manter a qualidade do alimento", explicou.