Guedes sairá de férias no dia 18. Ele prometeu “fortes sinais” na área fiscal ainda em 2020
| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai tirar férias entre 18 de dezembro e 8 de janeiro de 2021. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11). Na última quarta-feira (9), ele disse que o governo anunciará antes do fim do ano uma redução de subsídios "de forma generalizada", que será um "forte sinal" para os investidores estrangeiros de que o Brasil está comprometido com o ajuste fiscal e o equilíbrio das contas públicas.

Porém, um dos projetos que poderiam trazer esses sinais será apresentado somente em 2021. Trata-se de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que busca abrir espaço no Orçamento público e vai incorporar outras duas PECs. A apresentação formal do texto era esperada desde o início da semana, mas, após rumores de traria brechas para furar o teto de gastos, a peça não veio.

Nesta sexta, o relator, senador Márcio Bittar (MDB-AC), informou que só vai protocolar a PEC em 2021. De todo modo, a última versão do relatório havia ficado muito aquém do esperado pela equipe econômica.