Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contas públicas

Haddad critica taxa de juros e diz a empresários que “não tem explicação”

Haddad taxa de juros
Em jantar com empresários, Haddad disse que a taxa de juros no atual patamar "não tem explicação" (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a criticar a taxa de juros em vigor no país durante um jantar com empresários na noite desta quarta (16), organizado pelo grupo Esfera Brasil.

De acordo com ele, a “taxa de juro real (descontada a inflação) de 8% no Brasil não tem explicação”, segundo relatado pelo Estadão.

“Todo mundo tá com meta de inflação de 2% a 3%, mas com juros negativos. Quem tem juros positivos, tem juros que são metade do Brasil. 8% de taxa de juro real não tem explicação. Tínhamos que fortalecer mais o CMN (Conselho Monetário Nacional)”, disse.

Um pouco mais cedo, durante um evento do banco BTG Pactual, Haddad também fez críticas à taxa de juros em mais de um momento de sua participação. Ele afirmou que o ministério e o Banco Central conversam “todo dia” e a comunicação “nunca deixou de existir, nem deixará”.

Haddad afirmou, ainda, que a autoridade monetária “se deixar levar por ruído”, em uma referência indireta às críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas últimas semanas. “Não é esse o papel. Você tem que ir para o fundamento, tem que ver o que tá acontecendo de real, não pode tomar decisão com base numa fantasia momentânea, de um estresse, que pode acontecer”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.