Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contas públicas

Haddad critica taxa de juros e diz a empresários que “não tem explicação”

Haddad taxa de juros
Em jantar com empresários, Haddad disse que a taxa de juros no atual patamar "não tem explicação" (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a criticar a taxa de juros em vigor no país durante um jantar com empresários na noite desta quarta (16), organizado pelo grupo Esfera Brasil.

De acordo com ele, a “taxa de juro real (descontada a inflação) de 8% no Brasil não tem explicação”, segundo relatado pelo Estadão.

“Todo mundo tá com meta de inflação de 2% a 3%, mas com juros negativos. Quem tem juros positivos, tem juros que são metade do Brasil. 8% de taxa de juro real não tem explicação. Tínhamos que fortalecer mais o CMN (Conselho Monetário Nacional)”, disse.

Um pouco mais cedo, durante um evento do banco BTG Pactual, Haddad também fez críticas à taxa de juros em mais de um momento de sua participação. Ele afirmou que o ministério e o Banco Central conversam “todo dia” e a comunicação “nunca deixou de existir, nem deixará”.

Haddad afirmou, ainda, que a autoridade monetária “se deixar levar por ruído”, em uma referência indireta às críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas últimas semanas. “Não é esse o papel. Você tem que ir para o fundamento, tem que ver o que tá acontecendo de real, não pode tomar decisão com base numa fantasia momentânea, de um estresse, que pode acontecer”.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.