Haddad
Haddad vai discutir com relator da nova regra fiscal na Câmara emendas apresentadas por parlamentares.| Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, terá uma reunião com o relator do projeto da nova regra fiscal na Câmara dos Deputados, Cláudio Cajado (PP-BA), na tarde desta segunda (22) para discutir emendas ao texto apresentadas pelos parlamentares. São, pelo menos, 40 itens que podem modificar a proposta do governo além do que já foi acertado pelos líderes partidários na semana passada, que permitiu a aprovação do requerimento de urgência.

A expectativa é de que a votação do arcabouço fiscal seja pautada pelo presidente Arthur Lira (PP-AL) para esta terça (23) ou quarta (24) sem passar pelas comissões da Câmara. As emendas, que são em maioria de deputados do União Brasil (26) e do Psol (10), devem ser debatidas com Cajado nesta tarde.

“Devemos nos reunir sim, ele [Cajado] está recebendo algumas sugestões e quer trocar uma ideia com a equipe da Fazenda. Ele tem sido uma pessoa do diálogo, ouvindo todo mundo, quer acertar, vai acertar”, disse Haddad pela manhã, ao chegar no ministério, sem explicar o que ainda falta ser ajustado no projeto.

O governo pretendia aprovar o projeto da nova regra fiscal sem grandes mudanças, mas os partidos se dividem entre endurecer mais o texto em vigor ou afrouxá-lo – o Psol, que faz parte da base governista, votou contra o regime de urgência e diz que o texto atual é rigoroso.