Pequenos e médios empresários tiveram de correr atrás de crédito para sobreviver durante a crise da Covid
De acordo com o IBGE, a revisão de uma queda de 3,9% para 3,3% decorreu, principalmente, da incorporação de novos dados sobre os Serviços, que passou de -4,3% para -3,7%.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020, ano do início da pandemia da Covid-19 no país, atingiu R$ 7,6 trilhões, com queda de 3,3% em comparação com o ano anterior, ante uma previsão anterior de queda de 3,9%. Os dados foram revisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicados nesta sexta-feira (4).

Segundo o novo levantamento, a Agropecuária cresceu 4,2%, a Indústria caiu 3,0% e os Serviços caíram 3,7% no período. Em 2020, sete dos 12 grupos de atividades econômicas recuaram, com destaque no grupo de outras atividades de serviços (-9,3%). Os dados são do Sistema de Contas Nacionais do IBGE.

De acordo com o IBGE, a revisão de uma queda de 3,9% para 3,3% decorreu, principalmente, da incorporação de novos dados sobre os Serviços, que passou de -4,3% para -3,7%, em particular para Outras atividades de serviços (de -12,3% para -9,3%). A queda da Indústria foi revisada de -3,4% para -3,0%, enquanto o crescimento da Agropecuária foi revisado de 3,8% para 4,2%.

“Sempre ocorrem revisões dos dados preliminares em relação aos definitivos, com mais fontes de informações. Entretanto, em épocas atípicas, como a pandemia de 2020, elas podem ser maiores, fato que ocorreu em todo o mundo”, afirma Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, em nota divulgada pelo órgão.

“Foi uma queda muito localizada nos serviços, principalmente nos serviços presenciais, paralisados durante a pandemia, como hotéis, restaurantes, cinema e entretenimento, viagens e os serviços domésticos”, declarou Cristiano Martins, gerente de bens e serviços de Contas Nacionais do IBGE.