Índice Ibovespa mercado
B3 registrou nesta terça-feira (30) o menor patamar em mais de um ano.| Foto: Rafael Matsunaga/Fotos Públicas

O dólar comercial fechou o pregão desta terça-feira (30) em alta de 0,48%, cotado a R$ R$ 5,6372 na venda. A moeda americana acumulou em novembro uma queda de 0,28%. No entanto, com o resultado de hoje, acumula alta de 8,68% no ano. O resultado é reflexo de declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, o banco central dos Estados Unidos, que sinalizou a aceleração do programa para retirada de estímulos.

Além disso, o mercado financeiro enfrenta o temor da nova variante da Covid-19, a Ômicron. Nesta tarde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, de forma preliminar, dois resultados positivos para a variante no país. Logo depois, o Instituto Adolfo Lutz analisou as amostras e confirmou os resultados. No Brasil, o contraponto foi a aprovação da PEC dos precatórios na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), terminou o dia em queda de 0,87%, a 101.915 pontos. Este foi  o menor patamar registrado em mais de um ano, desde 6 de novembro de 2020, quando a B3 atingiu 100.925,11 pontos. Com o resultado de hoje, o Ibovespa fechou o quinto mês em queda. O índice caiu 1,53% em novembro foi de 1,53%, no ano o recuo é  de 14,37%.