Comitê Nacional de Secretários da Fazenda (Comsefaz) decidiu encerrar o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis.
Comitê Nacional de Secretários da Fazenda (Comsefaz) decidiu encerrar o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo/Arquivo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), usou o Twitter neste domingo (16) para falar sobre as polêmicas envolvendo o preço dos combustíveis e aproveitou para criticar governadores e o Senado.

A manifestação de Lira acontece após o anúncio de que o Comitê Nacional de Secretários da Fazenda (Comsefaz) decidiu encerrar o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis. A medida foi confirmada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do fórum nacional de governadores.

Lira criticou o fato de os comandantes dos executivos estaduais estarem, segundo ele, pensando nas eleições de outubro. “Agora, no início de um ano eleitoral, governadores, com Wellington Dias à frente, cobram soluções do Congresso. Com os cofres dos Estados abarrotados de tanta arrecadação e mirando em outubro, decidiram que é hora de reduzir o preço.”, disparou o presidente da Câmara.

O deputado lembrou ainda que a Câmara chegou a aprovar, no ano passado, uma proposta que mudava regras para cobrança do ICMS e criticou o fato de o projeto ter estacionado no Senado. “A Câmara tratou do projeto de lei que mitigava os efeitos dos aumentos dos combustíveis. Enviado para o Senado, virou patinho feio e Geni da turma do mercado", escreveu.

Voltando a criticar os governadores, Arthur Lira completou: "Podiam ter pressionado ainda ano passado. Por isso, lembro aqui a resistência dos governadores em reduzir o ICMS na ocasião. Registro também que fizemos nossa parte. Cobranças, dirijam-se ao Senado.”