marco - garantias - crédito
Mais de 31 milhões de segurados vão receber a primeira parcela até o dia 6 de maio. Medida deve injetar aproximadamente R$ 56,7 bilhões na economia.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda-feira (25) o décimo terceiro salário antecipado para aposentados e pensionistas. Mais de 31 milhões de segurados devem receber a primeira parcela até o dia 6 de maio. O valor será pago conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Segundo o governo, serão injetados aproximadamente R$ 56,7 bilhões na economia do país com o pagamento das duas parcelas. A segunda parte será paga entre o final de maio e começo de junho deste ano.

Tradicionalmente, o pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS é feito nos meses de agosto e novembro. Nos últimos dois anos, porém, o pagamento vinha sendo antecipado para o primeiro semestre por causa da pandemia de Covid-19.

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde a semana passada. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, quanto pelo site gov.br/meuinss.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.