Poço onde foi feita nova descoberta de petróleo na camada pré-sal fica a 230 quilômetros do Rio de Janeiro.
Poço onde foi feita nova descoberta de petróleo na camada pré-sal fica a 230 quilômetros do Rio de Janeiro.| Foto: Petrobras

A Petrobras fez uma nova descoberta de petróleo na camada pré-sal, num bloco em que é sócia da empresa privada BP Energy do Brasil. Cada companhia tem 50% do consórcio, que é operado pela Petrobras.

A acumulação foi encontrada na porção sul da Bacia de Campos, em profundidade d'água de 1.833 metros, segundo nota divulgada na sexta-feira (1.º) pela estatal. O poço pioneiro fica no bloco Alto de Cabo Frio Central, a 135 quilômetros de Arraial do Cabo (RJ) e a 230 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.

"O intervalo portador de petróleo foi constatado por meio de perfis elétricos e amostras de óleo, que serão posteriormente caracterizados por meio de análises de laboratório. O consórcio dará continuidade às operações de perfuração do poço até a profundidade final, originalmente prevista, visando avaliar as dimensões da nova acumulação, além de caracterizar a qualidade dos fluidos e dos reservatórios constatados", diz o comunicado.

Segundo a empresa, a descoberta é resultado de uma estratégia baseada em máxima utilização dos dados e "aplicação de novas soluções tecnológicas em Big Data e Inteligência Artificial, potencializadas pelo uso de supercomputadores e recursos de HPC (High Performance Computing)". Com isso, diz a estatal, foi possível processar dados em tempo real e tomar decisão de forma ágil e segura.

O bloco foi adquirido num leilão de 2017, sob regime de partilha de produção – nessa modalidade, a União recebe parte da produção em óleo, que depois é comercializada pela estatal PPSA.