IPCA inflação
Gastos com educação puxaram a inflação de fevereiro para cima, com alta de 0,84% no IPCA.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que calcula a inflação oficial do país, acelerou para 0,84% em fevereiro acima da taxa registrada em janeiro (0,53%), de acordo com dados divulgados na manhã desta sexta (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (veja na íntegra).

A maior alta ocorreu nos gastos com educação, de 6,28%, por conta da volta às aulas com gastos e reajuste de mensalidades principalmente do ensino médio, fundamental e pré-escola. Os produtos de saúde e cuidados pessoais também pesou no mês, com um acréscimo de 1,26% puxado para cima pelos itens de higiene pessoal.

Os gastos com alimentação, mais sensíveis à maioria da população, tiveram uma variação menor em fevereiro na comparação com janeiro, de 0,16%. No mês anterior, a alta foi de 0,59%.

Por outro lado, os gastos com itens de vestuário tiveram uma queda de 0,24%, com uma diminuição dos preços de roupas masculinas e femininas e das joias e bijuterias.

Segundo o IBGE, todas as capitais registraram uma variação para cima, sendo a maior em Curitiba (1,09%), onde o resultado foi puxado pelas altas dos cursos regulares (5,97%), da gasolina (3,37%) e da energia elétrica residencial (5,94%). Já a menor variação foi registrada em Rio Branco (0,44%), influenciada pela queda de 2,04% da energia elétrica residencial.

No acumulado do ano, o IPCA soma 1,37%, e 5,60% nos últimos 12 meses. O índice é menor do que o registrado no período anterior, de 5,77%.