Ministério da Economia
Despesas primárias do governo central apresentaram um salto brusco em 2020, saindo de 19,5% para 26,1% do PIB.| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação pública federal vinculada ao Ministério da Economia, mostra que a resposta econômica do Brasil à pandemia foi semelhante com a de outros países ao redor do mundo.

De acordo com o levantamento, o País desenvolveu um pacote fiscal próximo de 14% do Produto Interno Bruto (PIB), o segundo maior entre os países emergentes. Os dados foram publicados no estudo intitulado ‘Política Fiscal e Resposta Emergencial do Brasil à Pandemia’, vinculado na última edição do Boletim de Políticas Sociais (BPS).

“Somente as despesas primárias executadas a partir de créditos extraordinários totalizaram R$ 520,6 bilhões ou 7% do PIB em 2020. Os recursos dos créditos extraordinários foram ainda destinados às áreas de suplementação de recursos para emergência de saúde pública; de suporte de renda para as famílias; de suporte de liquidez e crédito para as empresas; e de auxílio financeiro para os governos estaduais e municipais”, mostra o levantamento.

Como resultado, segundo o estudo, as despesas primárias do governo central apresentaram um salto brusco em 2020, saindo de 19,5% para 26,1% do PIB, que representa o nível mais elevado na série histórica.