Manifestação dos caminhoneiros em 2019, contra o aumento no preço do diesel.
Manifestação dos caminhoneiros em 2019, contra o aumento no preço do diesel.| Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

A Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu uma liminar (decisão provisória) neste sábado (30) proibindo caminhoneiros de bloquear, mesmo que parcialmente, a BR-101. A decisão vale para todo o trecho da rodovia no Rio, desde Paraty, no litoral Sul, a Campos, no litoral Norte. Quem desobedecer a decisão pagará multa de mil reais por hora e por veículo. A decisão atendeu ação movida pela Autopista Fluminense, concessionária que opera a BR-101 no trecho entre a Ponte Rio-Niterói e a divisa do Rio com o Espírito Santo.

Uma decisão liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedida na sexta-feira (29), já havia proibido bloqueios da Rodovia Presidente Dutra, trecho da BR-116 que liga São Paulo ao Rio. Lideranças de caminhoneiros autônomos convocaram greve para segunda-feira (1º). A adesão ao movimento ainda é incerta.

Na manhã deste sábado, o presidente Jair Bolsonaro pediu aos caminhoneiros que não fizessem greve na próxima segunda-feira. Durante um passeio em Brasília, o presidente disse que fez um "apelo" aos caminhoneiros, pois "o Brasil todo" perderia com bloqueios de estradas. Ele também afirmou que não há como atender a toda a pauta de reivindicação da categoria, em especial a zerar o tributo do diesel.