O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE).
O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), é o relator da PEC dos precatórios na CCJ.| Foto: Pedro França/Agência Senado

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou nesta quarta-feira (17) que a PEC dos precatórios não tem espaço para bancar o reajuste salarial aos servidores federais, como foi prometido pelo presidente Jair Bolsonaro. Bezerra é o relator da proposta no Senado. "Tem certamente a demanda que parte dos servidores públicos federais de reajuste de salário, mas acho que o cobertor está muito curto e acredito que todo esforço que estamos fazendo agora não é para atender reajuste de servidores. O esforço que estamos fazendo agora é para atender os mais pobres do Brasil que estão sofrendo", disse o senador. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

Bolsonaro declarou que vai conceder o reajuste aos servidores, caso a PEC dos precatórios seja aprovada no Senado. Segundo o líder do governo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), teria se comprometido a colocar a PEC dos precatórios em votação no dia 30 de novembro. A proposta deverá abrir cerca de R$ 91 bilhões na margem para gastos em 2022, porém boa parte do valor já está comprometida com medidas como o Auxílio Brasil, reajustes de aposentadorias, e auxílio para gás e diesel.

"Eu acho muito difícil [dar reajuste]. Nós estamos ainda no início das análises da peça orçamentária do ano que vem e tem muito pouco espaço para atender tantas demandas. Tem demanda de reforçar investimento em áreas sensíveis, importantes, como habitação, estradas, recursos hídricos e irrigação", disse Bezerra. O relator-geral do Orçamento 2022, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), também afirmou que não há espaço orçamentário suficiente para bancar o aumento dos salários dos servidores.