Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câmara dos Deputados

Lira espera projeto do IR para esta quinta e cobra novo Bolsa Família

Lira cobra governo para envio da proposta que deve substituir o Bolsa Família e envio do PL do IR. (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse esperar para esta quinta-feira (24) o envio, por parte do Planalto, do projeto de lei que deve ampliar a isenção do Imposto de Renda Pessoa Física, além de trazer mudanças no IR pessoa jurídica. A declaração foi dada em entrevista ao portal Jota. Na ocasião, ele também cobrou o governo federal para apresentar a proposta que deve substituir o programa Bolsa Família.

"Na reforma tributária, esperamos para hoje [24 de junho] o envio de um PL que vai tratar de Imposto de Renda da Pessoa Física, do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e da taxação de dividendos. Encontra-se na casa o PL da CBS, há uma discussão ainda do rumo se vai ter ou não o IPI seletivo. E o passaporte tributário, com Refis, que é outra parte infraconstitucional da reforma já está no Senado sob a relatoria do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE)", afirmou Lira.

Para o presidente da Câmara, as discussões acerca do IR e dividendos serão "menos polêmicas", já que, segundo ele, "trazem, realmente, muitos benefícios". "Como a questão do Imposto de Renda, o aumento da isenção da taxa da pessoa física, uma redução não muito grande mas já inicialmente concedida para as pessoas jurídicas. É preciso só que a gente equalize o delta para que não penalizemos microempresas, pequenas empresas com relação a dividendos, mas sim aquela pejotização excessiva que todos nós sabemos que é injusta no Brasil", comentou ele.

Durante a entrevista ao Jota, Lira também cobrou o governo federal para enviar ao Congresso "o quanto antes" a proposta legislativa que deverá substituir o programa Bolsa Família. Assim como no caso da privatização dos Correios, ele demonstrou intenção de discutir o assunto ainda antes do recesso parlamentar, que inicia em 17 de julho.

"Não podemos esperar para começar a discutir isso em outubro, temos prazos, temos limitações legais, temos circunstâncias que realmente são impostas", disse o deputado, ressaltando que "não será feito nenhum programa de renda que desrespeite teto de gastos, pelo menos na minha visão".

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.