As receitas que financiam o jornalismo profissional nessas plataformas são absorvidas por intermediários que concentram mais de 80% da publicidade digital do mundo.
As receitas que financiam o jornalismo profissional nessas plataformas são absorvidas por intermediários que concentram mais de 80% da publicidade digital do mundo.| Foto: BigStock

Entidades representativas da mídia das três Américas assinam um manifesto, divulgado nesta terça-feira (21), em defesa da valorização do jornalismo profissional e do conteúdo jornalístico nas plataformas digitais. No Brasil, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) é um dos signatários do texto, que pede que as organizações supranacionais e os países dessas regiões coloquem na agenda e priorizem o valor dos conteúdos jornalísticos nas plataformas digitais para garantir as condições de remunerações justas e razoáveis por parte das empresas digitais. O manifesto, que pode ser lido neste link, é liderado pela Sociedade Interamericana de Imprensa.

A publicação destaca que os veículos de comunicação têm mais audiência do que nunca, mas as receitas que financiavam o jornalismo profissional são absorvidas por intermediários que concentram mais de 80% da publicidade digital do mundo, colocando em perigo a sustentabilidade do jornalismo. “O documento enfatiza que são louváveis as iniciativas recentes de empresas como Google e Facebook cujo objetivo é pagar à mídia em alguns países pelas licenças de conteúdo. Porém, para os signatários do manifesto, esses programas ainda não são a resposta justa e completa que o setor precisa”, diz comunicado da ANJ.

O texto ressalta que as plataformas devem pagar aos meios de comunicação pelo uso que fazem do seu conteúdo, com o qual obtêm muitos benefícios, diretos e indiretos. Enfatiza também a necessidade de promover um ecossistema digital saudável e equilibrado, no qual a opacidade dos algoritmos não acabe decidindo que informações são relevantes para uma pessoa ou sociedade, e no qual a desinformação possa ser combatida com um jornalismo profissional e de qualidade.

Após a publicação desta nota, a assessoria de comunicação do Google enviou a seguinte manifestação:

"Apoiar o jornalismo de qualidade é uma prioridade para o Google. Temos um histórico consistente de trabalho e contato com as associações envolvidas, ajudando associados a crescer sua audiência e seus negócios por meio de produtos, licenciamento de conteúdo e projetos e treinamentos dentro da Google News Initiative. Como uma das empresas que mais apoia financeiramente o jornalismo de qualidade, nós acreditamos que temos uma responsabilidade compartilhada de garantir um futuro robusto para a produção de notícias e estamos comprometidos em fazer a nossa parte para que isso aconteça.

Nosso programa mais recente, o Google Destaques (News Showcase), faz parte desse compromisso e estabelece um modelo de pagamento a veículos de notícias pelo licenciamento de conteúdo de alta qualidade. Desde que anunciamos o nosso investimento de US$ 1 bilhão para pagamentos diretos a veículos de notícias por meio do Google Destaques, fechamos acordos com mais de 900 publicações pelo mundo. No Brasil, o produto foi lançado em outubro de 2020 e, atualmente, brasileiros têm acesso ao conteúdo selecionado e de alta qualidade de mais de 55 publicações nacionais, regionais e locais por meio do Google Destaques.”