O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.
O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

O ex-ministro Guido Mantega afirmou nesta sexta-feira (11) que não será ministro no novo governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mantega é membro da equipe de transição do governo petista na área econômica. "O grupo de transição é para ajudar o novo governo a conhecer a estrutura, modificar a estrutura do governo anterior e poder governar. Não tem nada a ver uma coisa com outra, as pessoas que estão lá não serão grupo ministerial", disse o ex-ministro em entrevista à GloboNews.

"É claro que poderão ser escolhidas pessoas que estão lá, mas eu por exemplo não serei ministro. Já estou indicando. Já fui ministro do Planejamento, da Fazenda, e não pretendo ser mais ministro. Eu saio dessa vanguarda e fico na retaguarda, ajudando com conselhos e tudo mais, mas eu não vou ser ministro", completou.

Mantega foi ministro da Fazenda e do Planejamento nos mandatos anteriores de Lula. O economista também já atuou como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para Mantega, o que deveria ser cobrado no momento são "detalhes da política econômica" e não o nome do novo ministro da Economia ou Fazenda. "A política econômica é do governo e não do ministro da Fazenda. O ministro da Fazenda vem para executar a política econômica que é definida pelo governo e principalmente pelo presidente Lula", afirmou.

"O governo Lula sempre trabalhou de forma transparente, deixando claro quais são as regras que ele vai seguir, quais são os objetivos e tudo mais", pontuou. O ex-ministro minimizou a reação do mercado nesta quinta (11) às declarações de Lula sobre o teto de gastos e a estabilidade fiscal. "O mercado pode ficar tranquilo... Lula falou muito bem, ele é a favor do equilíbrio fiscal, ele sabe que se acumular dívida enorme o país quebra", disse o ex-ministro.