Sindicato de servidores do Banco Central anuncia entrega de cargos de chefia e paralisação
O último Boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (31) mostra que o mercado financeiro aumentou novamente a previsão de inflação para este ano.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O último Boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (31) mostra que o mercado financeiro aumentou novamente a previsão de inflação para este ano. De acordo com a projeção dos analistas, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar 2022 em 5,38%. Há uma semana a projeção do mercado era de que a inflação encerrasse o ano em 5,15%. O mesmo relatório divulgado há quatro semanas apontava para uma inflação de 5,03%. A expectativa para a inflação em 2023 também aumentou para 3,5%.

Na mesma projeção, o Focus aponta um pequeno aumento na previsão do Produto Interno Bruto (PIB), na comparação com a semana passada. A nova projeção é de um PIB de 0,30%, ante os 0,29% da semana anterior. Há quatro semanas o mercado previa um crescimento da economia brasileira de 0,36%. O Focus registra ainda uma diminuição na expectativa de crescimento do PIB para 2023, passando de 1,69% na semana passada para 1,55%.