Sede do Banco Central, em Brasília
Os dados constam no último boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Banco Central. O documento aponta ainda uma elevação da previsão de inflação 2022 para 5,65%, a oitava alta consecutiva.| Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O mercado financeiro aumentou a previsão de crescimento do PIB brasileiro para 0,42% neste ano. A elevação acontece pela primeira vez desde o final de janeiro, quando a expectativa apontava para alta de 0,30% e se manteve no mesmo patamar desde então. Em 2021 o PIB brasileiro teve um crescimento de 4,6%, maior alta deste 2010. Os dados constam no último boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Banco Central. O documento aponta ainda uma elevação da previsão de inflação 2022 para 5,65%, a oitava alta consecutiva. Há uma semana a expectativa era de 5,6%.

Já para 2023, o mercado manteve a previsão em relação à evolução do IPCA em 3,51%. O relatório mostra ainda que a expectativa no mercado de câmbio é de que o dólar seja cotado a R$ 5,40 ao final deste ano. A previsão anterior era de R$ 5,50. Divulgado semanalmente, o boletim Focus reúne as projeções do mercado para os principais indicadores econômicos do país.