Microsoft
Fachada do escritório da Microsoft em Nova Iorque. (Foto: Roy Rochlin/AFP)| Foto:

A Microsoft está investindo US$ 1 bilhão na OpenAI, startup de Inteligência Artificial cofundada por Elon Musk, CEO da Tesla Motors. Em atividade desde 2016, a OpenAI foi fundada como uma organização sem fins lucrativos, mas tem sido reestruturada para que possa buscar o tipo de financiamento necessário para pesquisas com foco na chamada "inteligência geral artificial". Com o aporte, será formada uma parceria que tem por objetivo criar IA que rivalize com o cérebro humano, diferente da que existe atualmente e envolve o treinamento de máquinas para resolver problemas ou executar tarefas específicas (como filtrar e-mails de spam ou prever um terremoto).

A colaboração entre Microsoft e OpenAI se concentrará em máquinas capazes de aprender e operar tão bem quanto, ou até melhor, que uma pessoa. "Estamos trabalhando com a Microsoft para construir a base de supercomputação na qual construiremos a AGI. Acreditamos que é crucial que a AGI seja implantada com segurança e que seus benefícios econômicos sejam amplamente distribuídos", disse Sam Altman, co-fundador e diretor executivo da OpenAI, em comunicado à imprensa.

Como parte do acordo, a Microsoft agora se tornará o provedor de serviços em nuvem exclusivo da OpenAI (por meio do seu Azure) e a OpenAI licenciará algumas de suas tecnologias à Microsoft para comercialização.