Minha Casa Minha Vida
Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, Minha Casa Minha Vida terá mais de 15 mil unidades entregues em todo o país neste ano.| Foto: TV Brasil/reprodução

O ministro das Cidades, Jader Filho, disse nesta quinta (2) que o programa Minha Casa Minha Vida terá a entrega de mais de 15 mil unidades ainda neste ano. A declaração foi dada durante a entrega de 600 unidades na cidade de Bertioga (SP), junto do vice-presidente Geraldo Alckmin. Outras 900 unidades no município devem ser entregues em breve.

“No Brasil inteiro, só neste ano, vamos entregar mais de 15 mil unidades. Ainda em 2023, estamos retomando a construção de mais de 37 mil unidades paralisadas e, a partir do ano que vem, serão mais 32 mil. E, até 2026, serão contratadas dois milhões de unidades do Minha Casa Minha Vida para atender famílias de baixa renda”, disse o ministro.

Alckmin complementou, depois, que a retomada das obras do programa também ajuda a conter o desemprego, em que “cada moradia é um emprego direto na construção e três empregos indiretos. Então, são dois milhões de emprego no Brasil, na construção, e três milhões na cadeira produtiva. São oito milhões de empregos que vão ser gerados. Construção civil é o que mais gera emprego e casa para quem precisa”, disse ressaltando que o orçamento para a habitação é de R$ 10,4 bilhões neste ano.

O conjunto habitacional entregue nesta quinta (2) foi contratado em 2014 e constitui a Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, no âmbito da modalidade que atua com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). Com cinco empreendimentos, independentes entre si e com 300 apartamentos cada, o conjunto terá, no total, 1,5 mil apartamentos.

As primeiras entregas são os condomínios Flamboyant e Resedá, para 600 famílias. As demais 900 unidades habitacionais estão em fase de finalização para entrega.