Petrobras tem um prazo de 10 dias para responder aos questionamentos feitos pela Secretaria Nacional do Consumidor.
Petrobras tem um prazo de 10 dias para responder aos questionamentos feitos pela Secretaria Nacional do Consumidor.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras e Transpetro foram notificadas para prestarem esclarecimentos sobre as possíveis dificuldades no fornecimento de combustíveis, especialmente com relação à capacidade de abastecimento e o aumento nos preços dos combustíveis.

O pedido de esclarecimentos foi feito na quarta-feira (27) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. As duas empresas têm um prazo de 10 dias para responder aos questionamentos.

“A notificação busca coletar subsídios relacionados aos impactos ao longo da cadeia de fornecimento de combustíveis, especialmente diesel e gasolina, a partir das recentes notícias veiculadas sobre possíveis dificuldades de abastecimento de combustíveis por parte da Petrobras junto aos distribuidores, tendo em vista o aumento da demanda no próximo mês”, diz o órgão.

Ainda segundo o DPDC, as respostas devem fornecer subsídios para a melhor compreensão da dinâmica dos mercados de combustíveis, de modo a serem realizadas sugestões para seu aperfeiçoamento sob a perspectiva da proteção e defesa do consumidor.