Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Audiência pública

Ministros vão ao Senado debater decretos de Lula que favorecem estatais no marco do saneamento

Jader Filho
Ministro das Cidades, Jader Filho (foto), virá ao Senado juntamente com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para justificar decretos de Lula que alteraram o marco do saneamento. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

Os ministros Jader Filho (Cidades) e Rui Costa (Casa Civil) confirmaram a sua participação em audiência pública no Senado, agendada para a manhã da próxima terça-feira (13). O objetivo da reunião conjunta das comissões de Meio Ambiente (CMA), Infraestrutura (CI) e Desenvolvimento Regional (CDR) é discutir os dois decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que relaxam o novo marco do saneamento básico em favor de concessionárias estatais.

A audiência servirá para instruir o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 98/2023, já foi aprovado pela Câmara e que está em análise dos senadores, inicialmente na CI. O PDL visa revogar as partes mais polêmicas desses decretos de Lula (11.466 e 11.467) emitidos em abril. Os requerimentos para a audiência foram feitos pelos senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e Rogério Marinho (PL-RN). A reunião está marcada para começar às 9h e será realizado na sala 3 da ala Alexandre Costa.

O governo já se manifestou sobre os decretos sob a justificativa de que foram necessários para evitar que 1.113 municípios nas regiões Norte e Nordeste ficassem impedidos de receber recursos federais destinados a obras de saneamento a partir de abril deste ano. O decreto legislativo em análise no Congresso suspende os artigos emitidos pelo governo que permitem que atuais prestadores de serviços de água e esgoto participem de processos de licitação mesmo sem cumprir requisitos do novo marco. Investimentos bilionários já foram contratados, mirando a universalização do saneamento até 2030.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.