Moreira Ferreira foi responsável pelo lançamento do Telecurso 2000, um programa de educação a distância do Sesi-SP e do Senai-SP.
Moreira Ferreira foi responsável pelo lançamento do Telecurso 2000, um programa de educação a distância do Sesi-SP e do Senai-SP.| Foto: Fiesp/Divulgação

Morreu neste domingo (1), em São Paulo, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entre 1992 e 1998, e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 1999. O executivo tinha 83 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Em nota, as entidades lamentaram o falecimento do ex-dirigente. “Moreira Ferreira comandou, com segurança e firmeza, as entidades num momento muito desafiador para o Brasil com o impeachment do presidente Fernando Collor, hiperinflação, sobrevalorização do real, juros muito elevados e abertura do mercado brasileiro. Defendeu bandeiras importantes, como a quebra de monopólios estatais e reformas estruturais (administrativa, previdenciária e tributária)”, diz nota da Fiesp e da Ciesp.

A CNI também emitiu um comunicado lamentando a perda, afirmando que o setor produtivo perdeu um grande líder, que será sempre lembrado pela habilidade política e pela notável atuação em favor do desenvolvimento da indústria de São Paulo e do Brasil. Moreira Ferreira foi responsável pelo lançamento do Telecurso 2000, um programa de educação a distância do Sesi-SP e do Senai-SP, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e transmitido pela TV. Voltado à formação básica e ao ensino profissionalizante, o programa teve amplitude nacional.