Ministro Paulo Guedes reforma tributária
O ministro da Economia, Paulo Guedes| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil/EBC

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (19) que não é mais prioridade deste governo criar um novo regime previdenciário baseado no sistema de capitalização. Esse era um sonho do ministro, mas que foi negado pelo Congresso na reforma da Previdência. "Podemos voltar ali na frente a buscar um regime mais eficiente, mas não é mais a prioridade, pelo menos deste governo não é mais", relatou em participação no 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada.

Guedes lamentou que não conseguiu levar sua ideia adiante. "Não conseguimos Previdência baseada em capitalização, que tem muito mais eficiência que esse sistema que temos hoje. Pelo menos, conseguimos combater privilégios e atacar a primeira grande torre de gastos públicos", disse, se referindo à economia de R$ 800 bilhões em dez ano com a reforma da Previdência aprovada em 2019.

O atual sistema de Previdência é baseado no sistema de repartição, em que os recolhimentos feitos pelos atuais trabalhadores pagam os benefícios dos atuais aposentados. É o chamado pacto solidário das gerações. Já no regime de capitalização a pessoa recolhe para uma conta individual sua e terá direito a receber o dinheiro quando se aposentar.