Negociação EUA-China trava por discordâncias sobre compras agrícolas, dizem fontes
| Foto: Bigstock

As conversas comerciais entre Estados Unidos e China atingiram uma trava por questões de compras agrícolas, de acordo com pessoas ligadas ao assunto. Isso cria outro obstáculo no caso, conforme Pequim e Washington tentam fechar a fase 1 do acordo. O presidente americano, Donald Trump, tem dito que a China concordou em pagar até US$ 50 bilhões em soja, carne de porco e outros produtos agropecuárias dos EUA anualmente. Mas Pequim reluta em estabelecer um compromisso com um valor específico no texto de um potencial acordo, segundo as fontes.

O governo chinês quer evitar fechar um acordo que parece beneficiar apenas o lado americano, disseram algumas das pessoas ouvidas, e também deseja ter uma rota de saída se as tensões comerciais tiverem nova escalada. "Nós sempre podemos interromper as compras se as coisas piorarem de novo", afirmou uma autoridade chinesa. A China também tem resistido a demandas americanas por um mecanismo forte de cumprimento do acordo e para limitar a transferência forçada de tecnologia para companhias que buscam fazer negócios no país, segundo uma fonte ligada às conversas.

O escritório do representante comercial dos EUA, que lidera as negociações do lado americano, ainda não havia comentado o assunto e a embaixada chinesa em Washington tampouco respondeu a pedido de resposta feito pela Dow Jones Newswires.