Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pedido do PDT

Nunes Marques nega suspender empréstimo consignado do Auxílio Brasil

STF doações
O ministro do STF Kassio Nunes Marques. (Foto: Nelson Jr./SCO/STF.)

Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques negou nesta quarta-feira (26) um pedido do PDT para suspender o empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O plenário da Corte ainda deve analisar o tema. O partido argumentou que a iniciativa pode levar a população de baixa renda, no longo prazo, ao superendividamento.

“Não vislumbro urgência no provimento. A ampliação da margem de créditos consignados não representa novidade”, disse o ministro. Na decisão, Nunes Marques defendeu a “autocontenção” do Judiciário e disse que os “novos limites da margem consignável não se mostram incompatíveis com os preceitos constitucionais aventados” pelo PDT.

“A intervenção judicial mostra-se legítima ante a paralisia dos poderes políticos ou a violação generalizada de direitos fundamentais. A potencialização de argumentos idealizados atinentes ao superendividamento e à fraude generalizada, ainda que faça algum sentido prático, releva a não concordância do autor com a política pública e não a inconstitucionalidade patente desta”, escreveu.

Para o ministro, o empréstimo consignado a beneficiários de programas sociais não afronta a dignidade humana. “Não haveria, numa análise preliminar, malferimento à dignidade humana – ou social – quando uma pessoa com menos recursos financeiros recebe uma oportunidade de crédito que somente pessoas de escalões socioeconômicos mais elevados costumavam receber”, afirmou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.