Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado.
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta segunda-feira (22) que o Senado deve votar a PEC dos precatórios no plenário da Casa até a próxima semana. A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (24). "Obviamente que tentaríamos [concluir] nesta semana, mas acho difícil. Vamos buscar fazer até a semana que vem", disse o senador após uma reunião na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na capital paulista. A informação foi divulgada pelo Metrópoles.

A expectativa de Pacheco era votar a PEC em dois turnos no plenário ainda nesta quarta. Porém, ainda há resistência entre os líderes partidários sobre a tramitação da matéria. A proposta precisa de 49 votos, em dois turnos, para ser aprovada no Senado. Nesta tarde, o Senado fará uma audiência pública para debater o texto aprovado pela Câmara dos Deputados e as emendas sugeridas pelos senadores.

O governo espera a aprovação da PEC dos precatórios para bancar o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, em R$ 400 mensais. "Esse valor não é um favor nosso e do governo. Isso é uma realidade que se apresenta pras pessoas que precisam comprar arroz, feijão, pagar o gás de cozinha e precisam ter dinheiro pra isso", disse o presidente do Senado.