• 26/08/2019 08:36
Cibersegurança

Para minerar criptomoeda, funcionários fazem “gato” em usina nuclear

  • 26/08/2019 08:36
  • PorGazeta do Povo
    Exposição do sistema da Ucrânia Sul para mineração de criptomoeda pode esconder possível ataque cibernético
    Exposição do sistema da Ucrânia Sul para mineração de criptomoeda pode esconder possível ataque cibernético| Foto: Divulgação

    Na Ucrânia, autoridades estão investigando falhas de cibersegurança em uma usina próxima à cidade de Yuzhnoukrainsk. Em julho, funcionários do local teriam aproveitado a fonte de energia do instituto, assim como a rede com acesso à internet, para fazer funcionar um sistema de mineração de criptomoedas. O problema é que, com isso, deixaram todo o sistema vulnerável. Estuda-se a hipótese de que houve exposição proposital das informações do sistema para uma posterior invasão e ataque cibernético.

    Segundo o site ucraniano Unian, agentes da agência de inteligência ucraniana, a SBU, interromperam o esquema ao invadir a usina e levar equipamentos de informática estranhos ao trabalho da unidade. A desconfiança se deu porque a parte da rede que foi exposta dava acesso apenas às operações de administração e não ao reator nuclear.  Havia computadores até mesmo nos alojamentos da Guarda Nacional, encarregados da segurança da usina. As informações são da Época Negócios.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.