O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo| Foto:

O ministro do Tribunal de Contas de União (TCU)Vital do Rêgo afirmou nesta terça-feira (19) que vai apresentar pedido de vista do processo que tramita na Corte e trata da privatização da Eletrobras. A medida, na prática, significa mais prazo para análise, com adiamento do julgamento sobre o tema na Corte. A votação no TCU está marcada para esta quarta (20).

A jornalistas do portal g1 e da emissora de tevê CNN Brasil, Vital do Rêgo disse que, como o voto do relator, ministro Aroldo Cedraz, não foi enviado ao conjunto de ministros com 24 horas de antecedância, não será possível analisá-lo a tempo para a sessão.

O ministro deve solicitar vista por 60 dias, que é o prazo regimental para pedidos do tipo no TCU. Conforme a Gazeta do Povo adiantou, o Planalto tenta, nos bastidores, negociar para reduzir este tempo de análise para apenas sete dias. A definição do limite é feita de forma coletiva, em votação dos ministros do TCU.

Caso o pedido seja de fato apresentado e se estenda pelo prazo total indicado, a privatização pode não ser concluída em 2022. Conforme integrantes do governo, a oferta das ações precisaria ocorrer até o mês de maio para que a operação seja feita ainda esse ano. Do contrário, a venda da estatal pode ser inviabilizada.