O acordo com a McLaren foi assinado quando a Petrobras era comandada por Pedro Parente, durante o governo Temer
O acordo com a McLaren foi assinado quando a Petrobras era comandada por Pedro Parente, durante o governo Temer| Foto: Orlando Kissner/AFP

Em meio a um documento sobre as ações nos nove primeiros meses do governo Jair Bolsonaro, o Ministério da Economia informou que a Petrobras cancelou o contrato de patrocínio da estatal com a equipe McLaren na Fórmula 1. O valor do contrato era de 163 milhões de libras esterlinas (R$ 872,5 milhões). O documento classifica o contrato como "injustificável".

Em fevereiro deste ano, a Petrobras havia informado que estava revendo a sua política de patrocínios. Em maio, Bolsonaro anunciou no Twitter que estava buscando uma maneira de rescindir o contrato de publicidade com a equipe britânica, válido por cinco anos.

A Petrobras tem diminuído o investimento em patrocínio ao esporte neste ano, mas não é a única estatal a fazer isso. Recentemente, os contratos dos Correios com algumas confederações esportivas nacionais foram encerrados, como no caso de esportes aquáticos, rúgbi, tênis e handebol.