petrobras
Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras, localizada em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul.| Foto: Divulgação/Governo do MS

A Petrobras informou nesta quinta-feira (28) que encerrou as negociações para a venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), localizada no município de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, para o grupo russo Acron, referência mundial na produção e exportação de fertilizantes.

De acordo com comunicado da estatal, o processo de venda não foi concluído em razão de mudanças no plano de negócio proposto pelo potencial comprador em relação ao projeto original, o que teria impossibilitado determinadas aprovações governamentais que eram necessárias para a continuidade da transação. A venda tinha sido anunciada no início de fevereiro, semanas antes do início da guerra entre a Rússia e Ucrânia. O receio era de que os bloqueios e sanções à Rússia prejudicassem o negócio.

Segundo a Petrobras, a previsão agora é lançar um novo processo de venda da unidade no início de junho. “Assim, a companhia está realizando os trâmites internos para encerramento do atual processo de venda e preparando o lançamento de um novo teaser tão logo possível. A Petrobras reforça o seu compromisso com a ampla transparência de seus projetos de desinvestimento e de gestão de seu portfólio e informa que as etapas subsequentes do projeto serão divulgadas de acordo com a Sistemática de Desinvestimentos da companhia”, informou a estatal.

A Petrobras colocou a UFN3 à venda em setembro de 2017, dentro do plano de desinvestimento da companhia, alegando não ter mais interesse em seguir no ramo de fertilizantes. Em fevereiro o presidente Jair Bolsonaro afirmou nas redes sociais que a unidade, que começou a ser construída em 2011, agora seria tocada pela iniciativa privada. A UFN3 teve a obra paralisada em dezembro de 2014, após a Petrobras romper o contrato com o consórcio responsável pela construção da fábrica. A obra já havia consumido R$ 3,8 bilhões.