Petrobras
Fachada da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro| Foto: André Coelho/EFE

As ADRs (ativos negociados no exterior) da Petrobras tinham uma queda de 11,19% nas bolsas dos Estados Unidos, por volta das 7h12, segundo o “Valor”. O motivo do derretimento é a terceira indicação de um presidente para a estatal, em um ano, por parte do governo federal.

No final da noite de segunda (23), a Petrobras divulgou comunicado ao mercado informando que recebeu ofício do Ministério das Minas e Energia, solicitando providências a fim de convocar assembleia geral extraordinária, com o objetivo de promover a destituição e eleição de membro do conselho de administração, e indicando Caio Mario Paes de Andrade, em substituição a José Mauro Ferreira Coelho, como presidente da estatal.

“Tendo em vista que o Sr. José Mauro Ferreira Coelho foi eleito pelo sistema do voto múltiplo na Assembleia Geral Ordinária realizada em 13/04/2022, caso aprovada pela assembleia geral, sua destituição implicará na destituição dos demais membros do Conselho eleitos pelo mesmo processo, devendo a companhia realizar nova eleição para esses cargos, nos termos do artigo 141, § 3º, da Lei 6.404/76”, destaca o comunicado.