Ações de Petrobras derreteram após o anúncio de mudança no comando da estatal feito pelo presidente Jair Bolsonaro.
Sede da Petrobras, no Rio| Foto: Mauro Pimentel/AFP

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (14) os acionistas da Petrobras aprovaram o teto de pagamento no valor de R$ 47 milhões para os executivos da estatal, valor 8,57% maior em comparação ao período anterior. Durante o encontro também ficou definida a distribuição de R$ 10,3 bilhões em dividendos aos acionistas e a aprovação do resultado financeiro do ano passado.

Há poucos meses o presidente Bolsonaro criticou publicamente a remuneração do presidente da companhia, posto até então assumido por Roberto Castello Branco, pouco depois de anunciar mudanças no comando da Petrobras.

Outra decisão, já tomada pelo Conselho de Administração da empresa, mas que ainda não foi oficializada, é o fim do sistema de trabalho home-office para os cerca de 20 mil funcionários que adotavam esse modelo atualmente. O retorno deve ser feito de maneira escalonada, levando em conta o perfil de cada grupo de servidores. Já a diretoria deve retornar ao trabalho presencial ainda no mês de maio. O home-office na estatal também era criticado pelo presidente da República.