Queimadas na Amazônia
Queimada próxima à Transamazônica, em Rurópolis, no Pará.| Foto: Johannes Myburgh/AFP

O embaixador americano no Brasil, Todd Chapman, afirmou noite de domingo (11) que a preservação da Amazônia é um tema fundamental para as negociações entre o Brasil e os Estados Unidos é um fator definidor para a provável entrada do país na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A declaração ocorreu durante live promovida pelo grupo Parlatório, que reúne economistas, empresários e advogados. "O tema ambiental é importante também para esta agenda (de entrada) da OCDE", disse Chapman.

A preservação da Amazônia foi colocada por Chapman como o principal ponto de atenção em vários temas da relação Brasil-EUA. Perguntado sobre a possibilidade de um acordo de livre comércio entre os dois países, por exemplo, ele afirmou que o tema ambiental precisa ser "trabalhado" pelo Brasil antes de qualquer discussão, assim como leis trabalhistas e questões de direitos humanos e dos povos indígenas. "O Brasil é estratégico para a agenda de meio ambiente do presidente Biden", afirmou o embaixador.

Nesta agenda, porém, o diplomata considerou que o compromisso deve vir não apenas do governo brasileiro, mas também do setor privado, que precisa inclusive investir na preservação ambiental. "A solução (para a Amazônia) não é mais investimento do governo, mas do setor privado", afirmou. "O setor privado não vai querer pagar a conta de quem está se aproveitando ilegalmente da Amazônia."