mais crescimento e menos inflação
Banco Central divulga Boletim Focus nesta segunda-feira (3) com alta na inflação| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu de 5,93% para 5,96% este ano. A estimativa consta no Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, nesta segunda-feira (3).

Este é o primeiro relatório após a divulgação da proposta do novo arcabouço fiscal que tem como base um limite de crescimento de gastos equivalente a 70% da elevação de receita projetada.

De acordo com o boletim Focus, a projeção da inflação para 2024 ficou em 4,13%. Para 2025 e 2026, as previsões são de inflação de 4%, para os dois anos.

A estimativa para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 1,75% e o superior de 4,75%.

A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano se manteve em 0,9%, mesma da semana passada. Para 2024, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) é de crescimento de 1,48%. Para 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,8%, para os dois anos.

Em relação a taxa básica de juros da economia, a Selic, o mercado manteve o valor estável em 12,75% ao ano para o fim de 2023. Atualmente, a taxa Selic já está em 13,75% ao ano. O Copom já sinalizou de que os juros devem se manter altos por um período mais prolongado.